Lesões do Manguito Rotador

Publicado em: 21/06/2014

  

O manguito rotador é formado de 4 tendões (subescapular, supra espinhal, infra espinhal e redondo menor) que se localizam no ombro e envolvem a cabeça do úmero. Os tendões do manguito rotador tem grande importância na estabilização, na força e na mobilidade do ombro.

O manguito rotador pode sofrer lesões em grandes traumas, porém o mais frequente é a lesão crônica com graus variáveis, desde um pequeno edema até a ruptura total de um ou vários tendões do manguito. Existe uma relação entre a síndrome do impacto e a degeneração do manguito. O impacto ocorre entre o manguito (geralmente e supra espinhal), a porção anteroinferior do acrômio, o ligamento coracoacromial e a articulação acromioclavicular.

A síndrome do impacto e a consequente lesão do manguito rotador ocorrem em  três fases evolutivas:

FASE 1 : Edema e hemorragia, atinge uma população com idade menor de 25 anos.

FASE 2 : Fibrose e tendinite, atinge uma população de faixa etária entre de 25-45 anos. Este estágio pode facilmente evoluir para a fase III se não for tratado adequadamente.

FASE 3 : Ruptura do tendão, geralmente ocorre em paciente acima dos 45 anos e com longo período de sintomas prévios. Podem ocorrer graus variáveis de perda de força, da elevação, abdução e rotações, dependendo do local e tamanho da lesão.

 

 

 

DIAGNOSTICO

Como em qualquer patologia, a anamnese e o detalhamento dos sintomas (localização da dor, frequência, intensidade, fatores desencadeantes) são importantes.

O RX simples é necessário para descartar outra doenças, como artrose, avaliar o formato do acrômio ou esporoes ósseos.

A Ressonância Nuclear Magnética (RM) é útil na confirmação do diagnostico e determinar a extensão da lesão.

A ultrassonografia (ecografia) permite a avaliação dos tendões do manguito rotador, entretanto apresenta uma acurácia inferior à RM e depende muito da interpretação do examinador.

 

RUPTURA DO MANGUITO ROTADOR VISTO NA RM

 

TRATAMENTO


Nas fase iniciais o tratamento é conservador:

Analgésicos e anti-infamatorios

Eventual infiltração

Fisioterapia

Reforço muscular

Quando o tratamento conservador não for eficaz, após seis meses, pode-se indicar o tratamento cirúrgico baseado na patologia básica (proeminência acromial, artrose acrômio clavicular, ruptura do manguito ou combinação de varias):

Acromioplastia

Ressecção lateral da clavícula

Debridamento da lesão e bursectomia

Sutura do manguito

A ruptura do manguito rotador é uma das principais patologia do ombro. A causa é multifatorial, desde fatores anatômicos do paciente e das atividades desenvolvidas.

A cirurgia pode ser aberta ou artroscópica. Com o desenvolvimento das técnicas de artroscopia nos últimos anos, cada vez mais a patologia do manguito rotador tem sido tratada dessa forma.

 

PRÉ OPERATÓRIO

 

 PÓS OPERATÓRIO

 

PREVENÇÃO

A melhor forma de prevenir é diagnosticar e tratar a doença no seu inicio, quando ainda é reversível. A boa força muscular é fundamental para a função normal do ombro. Também é importante tratar outras patologias concomitantes, tais como instabilidades, retrações capsulares e desequilíbrios musculares que possam levar à lesão secundaria do manguito rotador.

Voltar