Slap Lesion (lesão do lábio superior)

Publicado em: 22/06/2014

 

SLAP lesion é a sigla de superior labrum anterior and posterior lesion. É a lesão do lábio superior da glenóide no local da origem do tendão do cabo longo do bíceps.

 

O lábio glenoidal é muito bem vascularizado pelas artérias supra escapular, subescapular e circunflexa posterior, exceto na sua porção ântero-superior, o que pode ser uma das causas destas lesões, principalmente das degenerativas.

Forças de tração geradas pelo tendão bicipital no lábio da glenóide podem ocasionar estas lesões. Após lesão a contínua contração bicipital pode contribuir com a falha da cicatrização local, bem como a pobre vascularização desta região.

O SLAP pode ser causado por um trauma no ombro, nas luxações do ombro ou por movimentos repetitivos semelhantes ao arremesso, sendo uma das lesões da síndrome do ombro do arremessador (mais comum em atletas jovens arremessadores).

O quadro clinico muitas vezes é difícil, pois comumente está associada a outras lesões.

  • O inicio dos sintomas pode ser insidioso ou agudo (casos traumáticos)
  • Dor inespecífica com click doloroso
  • Quadro de instabilidade glenoumeral
  • Síndrome do braço morto em que ocorre perda subtotal de força do membro no movimento de arremesso
  • Melhora ao repouso.

 

Existem inúmeras manobras semiológicas para o diagnostico (O’Brien, Speed, Yergarson,Crank teste e teste de recolocação de Jobe).

O mais usado é o teste de O’Brien, porém nenhum dos testes apresenta uma boa sensibilidade e especificidade. Com relação aos exames complementares, o RX pode ajudar na detecção de outras patologias.

A Artro-Ressonância Magnética é o exame preferido pois permite observar um aumento do sinal e extensão do contraste abaixo do lábio nas imagens coronais.

 

            

 

 

CLASSIFICAÇÃO

Foi descrita por Snyder em 1990

Degeneração do lábio superior da glenoide

 

Destacamento do tendão bicipital e lábio superior da glenoide.

Ë o tipo mais comum e conhecido como “THROWER’S SLAP

 

Lesão do lábio glenoidal superior em alça de balde

 

Lesão do lábio glenoidal superior em alça de balde com extensão para o tendão bicipital

 

 

No tratamento conservador a fisioterapia é o tratamento de escolha em todos os tipos de SLAP. O objetivo da reabilitação é diminuir eventuais processos inflamatórios, corrigir contraturas do ombro e fortalecimento dos tendões para melhorar a estabilização dinâmica. O tratamento cirúrgico deve ser indicado na falha do tratamento conservador, nos casos de dor recorrente ou na perda de desempenho esportivo. O reparo da lesão SLAP é através da sutura do lábio glenoideo com âncoras absorvíveis. A tenodese do bíceps é outra opção. A tenotomia pode ser uma alternativa para pacientes idosos.

 

            

Voltar