Cirurgia do Quadril
O quadril é a articulação (junta) que liga o osso da coxa (fêmur) ao osso da bacia (pélvis), permitindo os movimentos dos membros inferiores.
No quadril normal a cabeça do fêmur e a pélvis são cobertos por uma cartilagem macia que permite o fácil deslizamento da cabeça do fêmur dentro da cavidade (acetábulo). Uma articulação, normal deve possibilitar os movimentos do quadril em várias direções, ser estável e indolor.
A articulação do quadril pode ficar alterada por desgaste ou fratura.
A causa mais comum do desgaste é a artrite, que pode apresentar-se das seguintes formas:
- Osteoartrite: normalmente surge após os 50 anos. A cartilagem que reveste os ossos do quadril amolece e se desgasta, causando dor e rigidez.
- Artrite reumatóide: há uma inflamação da articulação e produção excessiva de líquido dentro do espaço articular. A cartilagem pode ficar danificada, causando dor e rigidez.
- Artrites traumáticas: ocorrem após lesão grave do quadril, como fratura ou lesão dos ligamentos, causando dor e limitação das funções do quadril.
Estas doenças podem causar a artrose, que é o estágio em que há desgaste severo da articulação, havendo deformidade da cartilagem e superfície óssea, causando dor e dificuldades de mobilização mais acentuadas. Neste caso, a cartilagem freqüentemente encontra-se gasta ou rompida e as superfícies ósseas apresentam-se ásperas e dolorosas.
O quadril pode apresentar-se rígido ou instável, havendo dificuldade na movimentação (caminhar, subir e descer escadas, etc.). Você pode sentir dor mesmo quando em repouso e não obter alívio com o uso de medicamentos, apoios para caminhar (muletas, andador) ou mudança no estilo de vida.